Medicina Especialidade Clínica Geral

Homem de 48 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica e "arritmia", procurou atendimento médico devido a mal-estar e sensação de taquicardia. Refere uso de aspirina 325mg (uma vez ao dia) e atenolol 50mg (uma vez ao dia). Em seu exame físico sua pressão arterial estava normal, mas seu pulso era de 140bpm. Realizou eletrocardiograma e diagnosticou-se a presença de Fibrilação Atrial com alta resposta ventricular.

Enquanto o paciente recebia medicação para controle de sua frequência cardíaca, seus familiares trouxeram eletrocardiogramas antigos que já documentavam a presença da Fibrilação Atrial. Sobre a Fibrilação Atrial, leia as assertivas abaixo e assinale a correta.

I. No eletrocardiograma a presença de Fibrilação Atrial é documentada pela ausência de ondas "p" associada a intervalos R-R irregulares.

II. Pacientes com Fibrilação Atrial Crônica devem ser tratados com cardioversão elétrica (100 a 200J) independente da presença de trombos atriais ou do seu estado de anticoagulação.

III. Dentre os fármacos que podem ser usados para controle da frequência cardíaca nos pacientes com Fibrilação Atrial, citam-se os betabloqueadores e os bloqueadores dos canais de cálcio.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    Apenas a II está correta.

  • C.

    Apenas a III está correta.

  • D.

    I, II e III estão corretas.

  • E.

    Apenas I e III estão corretas.