Medicina Especialidade Clínica Geral

Com relação aos conceitos em Epidemiologia, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Epidemia: é a manifestação, em uma coletividade ou região, de um corpo de casos de alguma enfermidade que excede claramente a incidência de uma doença prevista. O número de casos que indica a existência de uma epidemia varia com o agente infeccioso, o tamanho e as características da população exposta, sua experiência prévia ou falta de exposição à en-fermidade, e o local e a época do ano em que ocorre.

  • B.

    Endemia: é a presença contínua de uma enfermidade ou de um agente infeccioso em uma zona geográfica determinada; pode também expressar a prevalência usual de uma doença particular numa zona geográfica.

  • C.

    Prevalência: é a expressão do número de casos antigos de uma doença (ou grupo de doenças), excluídos o total de casos novos, numa população definida, durante um intervalo de tempo especificado, dividido pelo número de indivíduos desta mesma população, para o meio do intervalo de tempo especificado.

  • D.

    Janela imunológica: período entre a infecção e o início da formação de anticorpos específicos contra o agente causador. Geralmente, este período dura algumas semanas, e o paciente, apesar de ter o agente infeccioso presente em seu organismo, apresenta resultados negativos nos testes para a detecção de anticorpos contra o agente.