Medicina Especialidade Clínica Geral

Com referência às manifestações clínicas da Dengue, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas inaparentes até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Entre estes, destaca-se a ocorrência de hepatite, insuficiência hepática, manifestações do sistema nervoso, miocardite, hemorragias graves e choque.

  • B.

    A dengue na criança apresenta-se como uma síndrome febril bem característica com apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos, diarreia, manifestações respiratórias, hemorragia retiniana e exantema nódulo-eritematoso. O agravamento geralmente é insidioso, diferente do adulto, no qual os sinais de alarme de gravidade são mais dificilmente detectados.

  • C.

    No adulto acometido de dengue, na maioria dos casos, a primeira manifestação é a febre, geralmente alta (39ºC a 40ºC) de início abrupto, associada à cefaleia, adinamia, mialgias, artralgias, dor retro-orbitária, com presença ou não de exantema e/ou prurido. Anorexia, náuseas, vômitos e diarreia podem ser observados por 2 a 6 dias.

  • D.

    As manifestações hemorrágicas, como epistaxe, petéquias, gengivorragia, metrorragia, hematêmese, melena, hematúria e outros, bem como a plaquetopenia, podem ser observadas em todas as apresentações clínicas de dengue. É importante ressaltar que o fator determinante na febre hemorrágica da dengue é o extravasamento plasmático, que pode ser expresso por meio da hemoconcentração, hipoalbuminemia e ou derrames cavitários.