Medicina Especialidade Clínica Geral

Em relação ao tratamento medicamentoso da hipertensão arterial sistêmica, assinale a afirmativa CORRETA:

  • A.

    Os bloqueadores do canal de cálcio tem como mecanismo de ação a diminuição inicial do débito cardíaco, redução da secreção de renina, readaptação dos barorreceptores e diminuição das catecolaminas nas sinapses nervosas.

  • B.

    Os inibidores da enzima conversores da angiotensina são eficazes no tratamento da HAS, reduzindo a morbidade e a mortalidade cardiovasculares nos hipertensos, em pacientes com insuficiência cardíaca, com infarto agudo do miocárdio, em especial quando apresentam baixa fração de ejeção.

  • C.

    Como monoterapia, os diuréticos apresentam efeito hipotensor discreto a longo prazo, devendo, portanto, ser associados a outros antihipertensivos, mas podem induzir ao aparecimento de tolerância.

  • D.

    Os betabloqueadores atuam sobre a musculatura da parede vascular, promovendo relaxamento muscular com consequente vasodilatação e redução da resistência vascular periférica.

  • E.

    Os vasodilatadores diretos apresentam ação antihipertensiva na redução da resistência vascular periférica por diminuição da concentração de cálcio nas células musculares lisas vasculares.