Medicina Especialidade Clínica Geral

Sr. José, 78 anos, tabagista, 5 maços por ano, apresenta tosse produtiva há 5 dias, com dispneia progressiva e dor torácica, inapetência, febre não aferida há 2 dias. No exame físico, apresentou murmúrio vesicular diminuído em base de hemitórax esquerdo e roncos difusos. Diante do quadro apresentado, assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    As pessoas provenientes de asilos e/ou de casas de saúde, os que receberam antibióticos por via endovenosa, os que passaram por quimioterapia e/ou tratamento de escaras nos 30 dias anteriores à doença; e/ou os que estejam em tratamento em clínicas de diálise, constituem atualmente um grupo especial que está incluído nas PACs.

  • B.

    O diagnóstico de PAC baseia-se na presença de sintomas de doença aguda do trato respiratório inferior, e/ou achados focais no exame físico do tórax, e/ou manifestações sistêmicas.

  • C.

    A taxa de mortalidade hospitalar mostra uma tendência decrescente, o que aponta para diversas hipóteses, tais como o envelhecimento da população.

  • D.

    A classificação em padrões radiológicos (lobar, broncopneumônico e intersticial) é patognomônica para a predição do agente causal da PAC.

  • E.

    A hemocultura deve ser reservada para a pneumonia adquirida na comunidade (PAC) grave e no caso de pacientes internados não respondedores à terapêutica instituída.