Medicina Especialidade Clínica Geral

O risco de doença aterosclerótica é estimado com base na análise conjunta de características que aumentam a chance de um indivíduo desenvolver a doença. Acerca da detecção precoce da aterosclerose e seus fatores de risco, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que a sigla ERF, sempre que empregada, refere-se ao escore de risco de Framingham.

  • A.

    As concentrações de triglicerídios podem ser subestimadas na presença de doença hepática aguda e diabetes melito descompensada.

  • B.

    Considera-se fator de risco cardiovascular a história familiar de doença coronária em parente de primeiro grau do gênero masculino com cinquenta e cinco anos de idade ou menos, ou, ainda, do gênero feminino com sessenta e cinco anos idade ou menos.

  • C.

    A determinação da lipoproteína A está indicada para melhor estratificação do risco cardiovascular em pacientes inicialmente classificados como de baixo risco pelo ERF.

  • D.

    O ERF estima a probabilidade de ocorrerem diversos eventos cardiovasculares durante toda a vida, em indivíduos com diagnóstico prévio de aterosclerose clínica.

  • E.

    São critérios para o cálculo de risco pelo ERF: presença de diabetes, nível de triglicerídios e circunferência abdominal.