Medicina Especialidade Clínica Geral

Assinale a opção correta tendo em vista as características habitualmente associadas ao linfogranuloma venéreo.

  • A.

    O quadro clínico dessa doença inicia-se com ulceração dolorosa de borda plana ou hipertrófica, bem delimitada, com fundo granuloso, de aspecto vermelho vivo e de sangramento fácil. A ulceração evolui lenta e progressivamente, podendo se tornar vegetante ou ulcerovegetante.

  • B.

    A lesão de inoculação dessa afecção inicia-se por pápula, pústula ou exulceração indolor, que desaparece sem deixar sequela, e o diagnóstico deve ser considerado nos casos de adenite inguinal e de estenose uretral ou retal.

  • C.

    O sintoma mais precoce do linfogranuloma venéreo é a sensação de prurido na fossa navicular, que se vai estendendo para toda a uretra e que, após um a três dias, faz que o doente se queixe de disúria, seguida por corrimento, inicialmente mucoide, que, com o tempo, vai-se tornando, às vezes, mais abundante e purulento.

  • D.

    Essa afecção caracteriza-se por lesões múltiplas e habitualmente dolorosas e pela transmissão exclusivamente sexual, provocada pelo Haemophilus ducreyi.

  • E.

    O linfogranuloma venéreo é caracterizado pelo aparecimento de lesões vesiculosas que, em poucos dias, transformam-se em pequenas úlceras, precedidas de sintomas de ardência, prurido e dor.