Medicina Especialidade Clínica Geral

Homem, 42 anos, solteiro, sem parceiro fixo, relata febre há oito dias. Há 3 dias notou o surgimento de manchas avermelhadas por todo o corpo com rápida progressão. Associado refere perda de cabelos ao escová-los. Informa ainda que há um mês e meio notou uma ferida indolor no pênis que desapareceu em 3 semanas, espontaneamente.

No exame físico: bom estado geral, corado, hidratado, febril (38,4°C), lúcido. Presença de micropoliadenomegalia cervical anterior, média e posterior. Linfonodos axilares e inguinais bilateralmente com aproximadamente 2cm de diâmetro. Rash exantemático maculo-papular no tronco, membros, palmas e plantas.

Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico e a conduta para esse caso.

  • A.

    O diagnóstico é de Sífilis secundária e o tratamento é Penicilina Benzatina 2,4 milhões de Unidade IM; repetir após 7 dias. Deve ser oferecido ao paciente sorologias para DSTs e orientar prevenção.

  • B.

    O diagnóstico é de Sífilis primaria e o tratamento é Penicilina Benzatina 2,4 milhões de Unidade IM; repetir após 7 dias. Deve ser oferecido ao paciente sorologias para DSTs e orientar prevenção.

  • C.

    O diagnóstico é de Sífilis latente tardia e o tratamento é Penicilina Benzatina 2,4 milhões de Unidade IM; repetir após 7 dias. Deve ser oferecido ao paciente sorologias para DSTs.

  • D.

    O diagnóstico é de Rubéola, quadro autolimitado em que o tratamento é de suporte e tem evolução de 10 a 15 dias.

  • E.

    O diagnóstico é de HIV/AIDS. Deve-se internar o paciente para tratamento com antirretrovirais (Biovir e Enfanvirez); notificar e oferecer sorologias para os contatuantes.