Medicina Especialidade Clínica Geral

Estima-se que até 2030 a ocorrência do diabetes no mundo triplicará. Passará dos 171 milhões de acometidos para cerca de 400 milhões (OMS). Trata-se de uma pandemia, cujo impacto mais grave, segundo a OMS e a Federação Internacional de Diabetes, recairá principalmente sobre os países pobres e, no Brasil, se prevê para os próximos 20 anos um aumento de 148% da incidência. Com base nesses dados, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O diagnóstico de diabetes pode ser feito em Mutirões da saúde de um dia, apenas dosando a glicemia capilar dos indivíduos.

  • B.

    Pacientes com a glicemia de jejum maior que 100mg/dl e menor que 126mg/dl, não precisam ser orientados quanto a mudanças de estilo de vida; devem de imediato receber terapêutica com hipoglicemiante oral.

  • C.

    Para a redução da incidência de diabéticos no mundo e no Brasil, é de extrema importância a educação em saúde, a prevenção e promoção da saúde. Faz parte do dever e responsabilidade do médico a educação em saúde, de forma a estimular hábitos saudáveis.

  • D.

    A população em geral já nasce predisposta geneticamente a desenvolver o diabete. Os fatores ambientais, como alimentação, estresse e sedentarismo não corroboram para o desenvolvimento da doença.

  • E.

    Para o diagnóstico precoce e tratamento deve-se fazer teste de tolerância à glicose em toda a população.