Medicina Especialidade Clínica Geral

No PS chega para o Clínico: Homem de 20 anos, com quadro de tosse produtiva, febre com calafrios e emagrecimento de 8kg há 2 meses. No exame fisico: bom estado geral, emagrecido, corado, hidratado, T: 38,3°C. Peso: 54kg, Altura: 1,70m. FR: 20irpm, FC 106bpm, PA 148 x 86mmHg. Sat. O2 em ar ambiente 93%. Tossindo o tempo todo. Restante do exame normal. O Rx de tórax mostra imagem cavitária em região apical do lobo direito do pulmão. TGO 23; TGP 21; Cr: 0,6; Hb: 11,5 ; Ht: 56% as sorologias e restante dos exames. Restante do exame normal. Pesquisa de BAAR 1º amostra positiva.

Assinale a alternativa que apresenta qual deve ser a conduta inicial do Médico.

  • A.

    Internação com restrição de contacto respiratório. Orientar sobre o diagnóstico e o tratamento, iniciar Rifampicina, Isoniazida e Pirazinamida.

  • B.

    Internação com restrição de contacto respiratório. Orientar sobre o provável diagnostico de TB, oferecer sorologias, iniciar Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida, Etambutol e sintomáticos. Notificar e avisar a comissão de vigilância epidemiológica do seu serviço para avaliação dos contatuantes.

  • C.

    Liberar o paciente para casa com Levofloxacina para 14 dias e orientações de sinais de alerta para retorno, se necessário.

  • D.

    Liberar o paciente para casa, com orientação de retornar em 24 horas para checar o resultado dos exames solicitados que ainda faltam.

  • E.

    O diagnóstico é de uma pneumonia da comunidade, paciente jovem sem comorbidades, pode ser tratado em casa sem riscos relevantes, uma vez que seja bem orientado.