Medicina Especialidade Clínica Geral

Mulher de 23 anos, sexualmente ativa, há 2 dias iniciou antibioticoterapia para uma infecção ginecológica. Alega estar insatisfeita com a assistência que vem recebendo da equipe do posto de saúde, onde o Clínico que a está atendendo começou a trabalhar há um mês. A paciente reclama dos medicamentos prescritos, diz que desde que começou a tomá-los, tem se sentido mal, com náuseas logo após tomar o medicamento e anorexia. Quer um relatório sobre seu problema ou cópia do prontuário, pois quer saber mais sobre o seu problema e ter uma segunda opinião.

Assinale a alternativa correta acerca da conduta do Médico em relação à paciente.

  • A.

    Acolher a paciente, explicar sobre os efeitos colaterais do medicamento em uso e a importância de completar o tratamento. Orientar que o prontuário não pode ser copiado e que infelizmente não é possível fazer o relatório sobre seu problema em tratamento, pois não foi ele quem o prescreveu.

  • B.

    Ouvir as reclamações da paciente atentamente, orientar sobre o tratamento, prescrever os sintomáticos e pedir que ela procure o gerente da Unidade de Saúde.

  • C.

    Escutar a paciente, orientar que deve terminar de tomar o Antibiótico e que esses sintomas não são graves, que logo passarão. O Médico não permite o acesso da paciente ao prontuário e nem oferece uma cópia, pois entende que o prontuário é instrumento da Instituição.

  • D.

    Escutar a paciente, orientar quanto aos riscos e benefícios do tratamento. O Médico deve se colocar à disposição para tirar dúvidas quando ao problema de saúde. E, por fim, explicar que o prontuário é patrimônio do estado, e que só poderá ser fornecida cópia mediante mandado judicial.

  • E.

    Acolher a paciente, explicar-lhe sobre o problema de saúde de forma que ela compreenda, orientar quanto ao medicamento e seus efeitos colaterais, e o benefício de completar o tratamento, prescrever sintomáticos. Rever o prontuário, fazer um relatório objetivo e preciso do estado de saúde da paciente. Conceder o relatório à paciente e se colocar à disposição para futuras dúvidas e problemas. Caso a paciente solicite cópia do prontuário, esta deve ser fornecida.