Medicina Especialidade Clínica Geral

No que se refere às fases psicológicas relativas à aproximação da morte, conforme descritas por Elisabeth Kübler-Ross, e às dificuldades enfrentadas pelos familiares e profissionais de saúde no cuidado de pacientes críticos, assinale a opção correta.

  • A.

    Kübler-Ross observou uma sequência quase inexorável de padrões de comportamento originados em mecanismos de defesa: raiva, depressão, negação e isolamento, negociação e aceitação.

  • B.

    Entre os profissionais de saúde, os que cuidam permanentemente de pacientes terminais são os mais mentalmente adoecidos, pois manifestam vários sintomas, como ansiedade, estresse e depressão. Esses profissionais têm o risco mais elevado de cometerem suicídio.

  • C.

    Não há evidências de aumento do consumo de álcool e drogas, do aparecimento de quadros depressivos e da incapacidade para o trabalho em indivíduos que perderam entes queridos.

  • D.

    O foco em tecnologia, antes de ser um mecanismo de defesa empregado pelos profissionais de saúde ao cuidar de uma pessoa em fase terminal, é a forma mais adequada de propiciar os cuidados requeridos pelos pacientes nessa fase.

  • E.

    Os modelos de formação tecnicista e a visão de onipotência da evolução tecnológica conduzem o ser humano à negação da morte presente em seu contexto diário.