Medicina Especialidade Clínica Geral

Vários mecanismos de defesa foram descritos por Sigmund Freud e sua filha, Anna Freud. Esses mecanismos são acionados pelos seres humanos de forma inconsciente, com a finalidade de proteção contra uma dor psíquica iminente. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    Entre os vários mecanismos de defesa, há os que requerem maior dispêndio de energia para seu funcionamento e outros que exigem menor dispêndio de energia, sendo ou não satisfatórios; portanto, diferentes mecanismos de defesa requerem gastos variados de energia psíquica.

  • B.

    A regressão é o processo psíquico por meio do qual determinado indivíduo assimila um aspecto de outro indivíduo e transforma-se, total ou parcialmente, apresentando-se conforme esse outro indivíduo.

  • C.

    Considere que um indivíduo adulto, que tenha tido experiência desagradável com um médico em sua infância, reaja desdenhosamente com relação a todos os médicos. Nessa situação, é correto afirmar que esse indivíduo emprega o mecanismo de defesa de projeção.

  • D.

    A repressão é o mecanismo de defesa mais eficaz, visto que propicia a canalização dos impulsos libidinais para uma postura socialmente útil e aceitável.

  • E.

    A sublimação é a operação psíquica referente ao desaparecimento de um conteúdo desagradável ou inoportuno da consciência, por meio de um grande gasto de energia psíquica empregada na recalcação.