Medicina Especialidade Clínica Geral

As autoridades chinesas determinaram o abate de mais de 20.000 aves em um mercado atacadista de Shangai. Até o início de abril de 2013, seis pessoas haviam morrido com um tipo específico de vírus da influenza aviária, o H7N9,que foi identificado em pombos. “A medida foi tomada com o objetivo de proteger a saúde pública”, declarou o porta-voz do governo. Quanto a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A situação é séria, pois a transmissão de vírus de animais para humanos tem provocado pandemias, como foi o caso dramático da gripe espanhola, ou gripe suína, que dizimou milhões de pessoas no início do século XX.

  • B.

    O caso merece atenção da vigilância sanitária daquele país, pois os vírus da influenza tanto A quanto B possuem vários subtipos que sofrem contínuas mutações. Em geral, as novas cepas que passam a infectar humanos apresentam diferentes graus de distinção em relação àquelas até então circulantes.

  • C.

    O caso é preocupante também para o Brasil, pois O H7N9 já foi identificado e tem circulado pelo nosso país de modo sazonal.

  • D.

    A situação é preocupante, pois foi também identificada a transmissão do vírus H7N9 entre humanos.

  • E.

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, a gripe aviária mais comum é causada pelo vírus H7N9.