Medicina Especialidade Clínica Geral

Homem, 58 anos, sem antecedentes mórbidos, encontra-se caído no final da escada de seu escritório. Refere que, ao tentar descer, por cerca de 30 degraus, perdeu o equilíbrio e caiu, tendo rolado por toda a escada. Apresenta-se lúcido, orientado, conversando com coerência. Nota-se ferimento cortocontuso em região occipital e refere dor em região lombar, com dificuldade para movimentar as pernas. O membro inferior direito apresenta rotação externa.

Assinale a alternativa correta em relação ao atendimento inicial a esse paciente.

  • A.

    Verificar respiração, checar pulsos centrais e colocá-lo em posição de “recuperação” (sentado com as pernas esticadas) e aguardar que o SAMU seja chamado e chegue ao local do acidente.

  • B.

    Certificar-se de que o paciente está lúcido, orientado, checar se tem pulsos e se está respirando. Solicitar que se sente e, com auxílio, poderá ser colocado em uma cadeira de rodas.

  • C.

    Assegurar-se de que se encontra respirando sem dificuldade e providenciar um colar cervical. Caso este não esteja disponível, não movimentar o paciente, ou movimentá-lo em bloco, sempre estabilizando a coluna cervical.

  • D.

    Transferi-lo prontamente a um centro ortopédico pela alta probabilidade de fraturas. Recomenda-se o transporte por pelo menos dois socorristas, sendo que um dos dois deverá manter o membro inferior direito do paciente sem fletir, enquanto o outro poderá carregá-lo nos braços.

  • E.

    Fazer uma tala com um cabo de vassoura, amarrando- o ao membro inferior direito, e o paciente poderá ser levado ao hospital caminhando com auxílio.