Medicina Especialidade Clínica Geral

A informação é essencial ao planejamento, monitoramento, à avaliação e tomada de decisão. Os Sistemas de Informação em Saúde compõem-se, assim, de vários subsistemas que têm o propósito de apoiar a gestão e as ações de saúde. Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O formulário de entrada do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) é a declaração de óbito, que é obrigatória para todos os óbitos que ocorrem no país e deve ser preenchida, preferencialmente, no município de residência do indivíduo que tenha ido a óbito.

  • B.

    O Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN) recebe dados sobre os óbitos por doenças transmissíveis e doenças crônicas que são alvo de programas específicos.

  • C.

    O Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) contém os dados referentes à cobertura vacinal de rotina, cobertura vacinal nas campanhas de vacinação, mas não lhe cabe o auxílio ao controle de estoques de imunobiológicos.

  • D.

    Os casos de doenças como dengue, hantavirose, leptospirose são de notificação compulsória ao SINAN.

  • E.

    Do ponto de vista da transferência de recursos financeiros, a ausência de envio dos dados de notificação do SI-PNI, SINASC, SIM e SINAN, por dois meses consecutivos, acarreta bloqueio nos repasses de recursos federais para estados e municípios.