Medicina Especialidade Endocrinologia

Em relação ao tratamento farmacológico da obesidade, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os catecolaminérgicos induzem à sensação de saciedade e são rapidamente absorvidos após a administração oral, mas são contraindicados para pacientes hipertensos, com história de doença coronariana, insuficiência cardíaca congestiva, arritmia cardíaca ou antecedente vascular cerebral.

  • B.

    Por inibir a recaptação de noradrenalina e aumentar a atividade simpática, a sibutramina pode provocar discreta elevação da pressão arterial e da frequência cardíaca. Entretanto, a ocorrência de hipertensão arterial não contraindica o uso desse medicamento, desde que o paciente esteja sob tratamento com anti-hipertensivos.

  • C.

    Nas doses recomendadas, a sibutramina não impõem riscos clínicos relevantes, podendo ser administrada por longo prazo e utilizada em crianças, idosos com mais de 65 anos, pacientes com doenças cardíacas ou coronarianas, sendo apenas contraindicada durante a gravidez e lactação.

  • D.

    Os inibidores de absorção de gordura são mais indicados para pacientes com doenças do colo e hemorroidas.

  • E.

    O orlistat é um medicamento que atua liberando noradrenalina, o que leva à diminuição do apetite, mas, pelo seu potencial de causar dependência, não deve ser utilizados por mais de 12 semanas.