Medicina Especialidade Gastroenterologia

Os abscessos periapicais, se não tratados, podem disseminarse pelas áreas de menor resistência, gerando sérias alterações. Em relação às complicações dos abscessos, analise as afirmações a seguir, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A trombose do seio cavernoso pode ocorrer quando a infecção originária dos pré-molares e molares superiores perfura a cortical vestibular e se estende para o seio maxilar, para o espaço pterigopalatino ou para a fossa infratemporal, alcançando a órbita pela fissura orbitária inferior, podendo estender-se para o seio cavernoso.

( ) A angina de Ludwig pode desenvolver-se da extensão de uma infecção aguda de um molar inferior, abscessos periamigdalianos ou parafaringeanos, lacerações orais, fraturas da mandíbula ou sialoadenites submandibulares.

( ) Com a progressão do abscesso, a secreção purulenta pode estender-se, perfurar a cortical, e difundir-se para os tecidos moles, resultando em osteomielite.

 ( ) A trombose do seio cavernoso pode ocorrer a partir de uma infecção nos dentes superiores anteriores, na qual a infecção perfura a superfície vestibular do osso maxilar e atinge o espaço canino com disseminação para o seio cavernoso através das veias da face.

A classificação correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    V, V, F, F.

  • B.

    F, V, F, V.

  • C.

    F, V, F, F.

  • D.

    V, V, F, V.

  • E.

    V, V, V, V.