Questões de Concurso de Geriatria - Medicina

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 796399

Prefeitura de Pato de Minas - MG 2015

Cargo: Técnico de Nível Superior I - Área Médico Geriatra / Questão 11

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

As úlceras de decúbito têm relação direta com a idade do paciente e com as características da instituição onde este se encontra. As estratégias de prevenção envolvem seis elementos fundamentais: avaliar a admissão, diariamente reavaliar, inspecionar a pele, controlar a umidade da pele, adequar a nutrição e a hidratação e minimizar a pressão sobre as áreas corporais. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Do ponto de vista nutricional, os seguintes fatores devem ser avaliados como risco para desenvolvimento de úlcera de decúbito: anorexia (IMC < 18,5 kg/m2), presença de hipoalbuminemia e anemia, alterações imunológicas, associação com doença gastrointestinal e câncer.

( ) São fatores de risco para a ocorrência de úlceras de decúbito: desnutrição, presença de doenças crônicas, imobilidade no leito e uso de algumas drogas, como corticoides.

( ) A anemia pode contribuir para a formação da úlcera de decúbito por diminuir a disponibilidade de oxigênio para os fibroblastos e, com isso, reduzir a formação de colágeno, aumentando a suscetibilidade do tecido à lesão.

( ) A avaliação global subjetiva não está indicada para avaliar o estado nutricional de pacientes com úlcera de decúbito. A utilização de fórmula especializada suplementada com nutrientes imunomoduladores em maior quantidade de proteínas está indicada na prevenção de úlceras por pressão.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, F.
  • B. V, F, V, V.
  • C. F, V, V, F.
  • D. V, V, F, F.

Questão 796400

Prefeitura de Pato de Minas - MG 2015

Cargo: Técnico de Nível Superior I - Área Médico Geriatra / Questão 12

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) acomete 4‐8% dos homens acima dos 60 anos e 10% dos octogenários e são raros em pessoas com menos de 50 anos (< 1%), sendo mais comuns em homens e com maior incidência entre brancos. Assinale a alternativa correta sobre a evolução e o valor da prevenção.
  • A. Significativo benefício no rastreamento de mulheres >65 anos.
  • B. Tabagismo ativo ou pregresso aumentou cinco vezes o risco de AAA.
  • C. Sem redução de mortalidade por AAA nos homens rastreados de 65‐75 anos.
  • D. Significativa redução da mortalidade (43%) por AAA em homens rastreados >75 anos.

Questão 796401

Prefeitura de Pato de Minas - MG 2015

Cargo: Técnico de Nível Superior I - Área Médico Geriatra / Questão 13

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

No Brasil, a insuficiência cardíaca é a terceira maior causa total e a primeira entre as doenças cardiovasculares de internação pelo SUS em pacientes acima de 65 anos de idade. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A. As causas mais comuns de IC nos idosos são a Doença Aterosclerótica Coronariana (DAC) e a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), que frequentemente coexistem.
  • B. A contratilidade miocárdica se altera significativamente em função da idade, intensificada por doenças associadas. O débito cardíaco tende a manter‐se alterado mesmo no repouso.
  • C. O déficit de relaxamento ventricular e o aumento da rigidez parietal esquerda são mecanismos subjacentes que levam à disfunção diastólica e, subsequentemente, à insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada.
  • D. As artérias tendem a tornar‐se mais rígidas com a idade, promovendo o aumento da pressão arterial sistólica e a diminuição da diastólica. Em consequência, a pressão de pulso aumenta com aumento da impedância à ejeção ventricular esquerda, resultando em hipertrofia miocárdica leve e fibrose intersticial.

Questão 796402

Prefeitura de Pato de Minas - MG 2015

Cargo: Técnico de Nível Superior I - Área Médico Geriatra / Questão 14

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Os critérios de Beers‐Fick são úteis para a prevenção do uso de fármacos potencialmente inapropriados em idosos. Multiplicidade de doenças e de fármacos associada a alterações relacionadas ao envelhecimento desencadeia, com constância, graves interações medicamentosas e reações adversas nesses pacientes. Segundo os critérios de Beers‐Fick, assinale a alternativa correta.
  • A. Donepezil não tem seu uso recomendado em idosos.
  • B. Difenidramina é um anti‐histamínico e seu uso em idosos é seguro.
  • C. Sulfato ferroso é um medicamento seguro para utilização em idosos.
  • D. Óleo mineral é utilizado como laxante e seu uso não é recomendado em idosos.

Questão 796403

Prefeitura de Pato de Minas - MG 2015

Cargo: Técnico de Nível Superior I - Área Médico Geriatra / Questão 15

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

A Infecção do Trato Urinário (ITU) é um importante problema clínico. Representa uma das infecções mais comuns em mulheres, afetando de 6% a 10% das mulheres jovens, mas com incidência dramaticamente elevada na mulher idosa. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os agentes infecciosos são semelhantes tanto para os casos sintomáticos quanto assintomáticos de ITU, sendo que os agentes etiológicos mais comumente relacionados a ITU nas mulheres idosas são germes Gram‐negativos entéricos, em especial a Escherichia coli.

( ) Contribuem para o aumento da incidência de ITU a deficiência estrogênica e a diminuição da concentração dos lactobacillus, acarretando aumento do pH vaginal e favorecendo, por conseguinte, a colonização da vagina por uropatógenos.

( ) Estudos epidemiológicos sugerem que ITU ocorre com maior frequência em mulheres portadoras de Diabetes mellitus, sendo, portanto, comum a associação encontrada entre ITU e mulheres na pós‐menopausa.

( ) O emprego da terapia hormonal oral não reduz a frequência de episódios de ITU. Já́ a utilização de estriol tópico encontra‐se relacionada à prevenção da recorrência de ITU em mulheres na pós‐menopausa.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, F.
  • B. V, F, F, V.
  • C. F, V, V, V.
  • D. V, V, V, V.

Questão 796404

Prefeitura de Pato de Minas - MG 2015

Cargo: Técnico de Nível Superior I - Área Médico Geriatra / Questão 16

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

A prevalência de demências apresenta grande variação, de acordo com os critérios utilizados para o diagnóstico. Em uma população de zona urbana do interior de São Paulo, varia de 1,6%, na faixa de 65 a 69 anos, até 38,9%, acima de 84 anos, dobrando a cada cinco anos com o aumento de idade. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A. Pacientes com demência devem ser sempre encaminhados para níveis secundários ou terciários de atenção à saúde. Devido à atenção primária à saúde não dispor de instrumentos adequados para sua avaliação e tratamento.
  • B. O Miniexame do Estado Mental (MEEM) é adequado para a detecção de demência entre os indivíduos com suspeita de déficit cognitivo. O MEEM tem sido amplamente aplicado, sendo que a sua acurácia depende da idade e do nível educacional do paciente.
  • C. A Demência por Corpos de Lewy (DCL) tem sido caracterizada como um quadro de demência, com alterações de marcha/equilíbrio (parkinsonismo) e flutuações na cognição com variações na atenção e alerta, com relatos de alucinações e delírios bem estruturados.
  • D. Na Demência Fronto‐Temporal (DFT) o quadro clínico é caracterizado por perda de crítica pessoal e social, hiperoralidade, comportamentos estereotipados e comportamento perseverativo. Não existem características clínicas que possam ser utilizadas para estabelecer um diagnóstico histológico para os subtipos de DFT.

Questão 796405

Prefeitura de Pato de Minas - MG 2015

Cargo: Técnico de Nível Superior I - Área Médico Geriatra / Questão 17

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

A Doença de Alzheimer (DA) é uma síndrome com comprometimento da memória associada a um prejuízo em pelo menos uma das funções cognitivas (linguagem, gnosias, praxias ou funções executivas) e que interfere no desempenho social e/ou profissional do indivíduo e representa um declínio em relação ao nível de funcionamento anterior. No Brasil, a taxa estimada de DA foi de 7,7 por 1.000 pessoas‐ano em indivíduos com mais de 65 anos. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A. Ao observar pacientes com mais de 65 anos e com demência, lembrar que 55,1% destas demências são decorrentes de DA e 14,1% são decorrentes de DA associada à doença cerebrovascular.
  • B. A Ressonância Nuclear Magnética (RNM) é o único exame de imagem que pode identificar de forma precisa a possibilidade de evolução do Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) pré‐demencial para um quadro demencial ou para a própria DA.
  • C. A fase estável do comprometimento cognitivo leve finaliza com um detectável declínio cognitivo, durando de dois a cinco anos, nos quais a memória semântica (armazenamento de fatos e o conhecimento geral) e a memória implícita (a influência não consciente da experiência passada no desempenho subsequente) também se tornam comprometidas.
  • D. O diagnóstico de DA deve ser feito por meio da aplicação de critérios clínicos padronizados, como os do Diagnostic and Statistic Manual – DSM III‐R, DSM IV e National Institute of Neurological and Communicative Disorders and Stroke‐Alzheimer’s Disease and Related Disorders Association – NINCDS‐ADRDA. Os três sistemas são similares quanto ao valor diagnóstico.

Questão 796406

Prefeitura de Pato de Minas - MG 2015

Cargo: Técnico de Nível Superior I - Área Médico Geriatra / Questão 18

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

A incidência da Leucemia Mieloide Crônica (LMC) aumenta com a idade, passando de, em média, um caso para cada 1 milhão de crianças nos primeiros dez anos de vida, a um caso em cada 100 mil indivíduos aos 50 anos e, ainda, a um caso em cada 10 mil indivíduos acima de 80 anos. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O diagnóstico de LMC depende da demonstração do cromossomo Filadélfia (22q‐) resultante da translocação t(9; 22) (q34; q11), e/ou o rearranjo do BCR‐ABL no sangue periférico ou nas células da medula óssea.

( ) Em pacientes com LMC em tratamento com imatinibe por seis meses, o número de transcritos b2a2 (e13a2) é mais baixo quando comparado ao número de transcritos b3a2 (e14a2), sugerindo maior sensibilidade do transcrito b2a2 (e13a2) ao Imatinibe, e consequente melhor prognóstico.

( ) O imatinibe produz maior benefício do que o nilotinibe no tratamento em primeira linha de pacientes com LMC em fase crônica, no que se refere aos parâmetros de resposta molecular, citogenética e hematológica, bem como em relação à progressão da doença.

( ) A análise citogenética pode ser utilizada como exame de escolha para monitoramento de pacientes com LMC, em fase crônica, em tratamento com imatinibe. A recaída nos pacientes que obtiveram resposta citogenética pode ocorrer em 2,5% dos casos, em 24 meses.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, F.
  • B. V, F, F, V.
  • C. V, V, V, F.
  • D. F, F, V, F.

Questão 796407

Prefeitura de Pato de Minas - MG 2015

Cargo: Técnico de Nível Superior I - Área Médico Geriatra / Questão 19

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Catarata é a denominação dada a qualquer opacidade do cristalino, que não necessariamente afete a visão. As causas não estão bem definidas, porém estudos epidemiológicos revelam associação de catarata à idade. Assim, estima‐se que 10% da população norte‐americana têm catarata e que esta prevalência aumenta em 50% no grupo etário de 65 a 74 anos, enquanto em pessoas acima de 75 anos a incidência aumenta para 75%. São fatores de risco que podem provocar ou acelerar o aparecimento de catarata, EXCETO:
  • A. Hipocalcemia, hipertiroidismo e doenças renais.
  • B. Medicamentos (esteroides), substâncias tóxicas (nicotina) e galactosemia.
  • C. Cirurgia intraocular prévia (fístula antiglaucomatosa, vitrectomia posterior).
  • D. Doença ocular (calázio, astigmatismo, degeneração macular relacionada à idade DMRI).

Questão 796408

Prefeitura de Pato de Minas - MG 2015

Cargo: Técnico de Nível Superior I - Área Médico Geriatra / Questão 20

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que se repete também aqui no Brasil. É um processo contínuo durante o qual ocorre declínio progressivo de todos os processos fisiológicos. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A. Quanto ao funcionamento do sistema respiratório ocorre redução da forca dos músculos respiratórios, como o diafragma, com redução da taxa de fluxo expiratório e redução da pressão arterial de oxigênio.
  • B. Ocorrem alterações na cavidade oral, havendo perda do paladar, redução da inervação do esôfago, redução na secreção de lípase e insulina pelo pâncreas, diminuição da metabolização de medicamentos pelo fígado.
  • C. Há tendência a ganho de peso pelo aumento do tecido adiposo e perda de massa muscular e óssea. A distribuição da gordura corporal se acentua no tronco e menos nos membros. Dessa forma, a gordura abdominal eleva o risco para doenças metabólicas, sarcopenia.
  • D. Após os 35 anos, há alteração natural da cartilagem articular que, associada às alterações biomecânicas adquiridas ou não, provoca ao longo da vida degenerações diversas que podem levar à diminuição da função locomotora e da flexibilidade, acarretando maior risco de lesões.