Medicina Especialidade Geriatria

Paciente de 77 anos, sexo masculino, levado ao Pronto-Socorro após ter sido encontrado desacordado na rua. Chega já acordado, sem lembrar do que aconteceu. Apresenta hemiplegia desproporcionada à direita. ECG com intervalos RR irregulares, sem onda "p", com freqüência ventricular de 166 bpm e pressão arterial 75 X 55 mmHg. Em relação ao paciente descrito, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    O hipertireodismo apático do idoso pode ser a doença de base deste paciente.

  • B.

    O paciente em questão provavelmente apresenta lesão cerebral cardioembólica em hemisfério cerebral esquerdo

  • C.

    Os fármacos de escolha para reduzir a resposta ventricular do paciente descrito são verapamil e nadolol

  • D.

    Uma vez que não se sabe o tempo de arritmia do paciente e há instabilidade hemodinâmica, idealmente deve-se proceder à cardioversão

  • E.

    Pacientes idosos, particularmente acima de 75 anos, beneficiam-se com a anticoagulação plena, embora com maior risco de hemorragia cerebral do que pacientes jovens