Medicina Especialidade Geriatria

Texto para as questões 64 e 65

Um médico geriatra recebe em seu consultório uma paciente idosa, setenta anos de idade, obesa, com quadro súbito de dor torácica, ventilatório dependente, dispneia e hemoptise. Ela queixa-se de dor na perna direita há 15 dias. Exame físico: BEG corada hidratada afebril e eupneica. Exame físico do aparelho cardiovascular e respiratório foram normais. FC 120 bpm, FR 32 irpm, PA 120 mmHg × 80 mmHg. ECG, Raio X de tórax, hemograma completo e enzimas cardíacas normais. D dímero positivo.

Ainda com relação ao quadro clínico apresentado, assinale a opção correta acerca dos tratamentos utilizados nessa doença.

  • A.

    O tratamento com varfarina deverá começar 48 horas após o início da heparina de baixo peso molecular.

  • B.

    A trombocitopenia induzida pela heparina tipicamente se desenvolve cinco dias após o início do tratamento com heparina.

  • C.

    Heparina de baixo peso molecular é mais eficaz que heparina não fracionada em relação ao desfecho recorrência do tromboembolismo sintomático.

  • D.

    Não há necessidade de suspender heparina de baixo peso molecular se o paciente apresentar redução maior do que 50% do valor da plaqueta inicial.

  • E.

    Quando utilizar heparina não fracionada, o tempo de atividade da protrombina deve ser ajustado para manter o valor 1,5 vez maior do que o de controle.