Medicina Especialidade Ginecologia

Paciente, 52 anos, G4P3A1, última menstruação há 14 meses, queixando on-das de calor, principalmente à noite, irritabilidade e perturbação do sono. Histó-ria de hipertensão arterial controlada e infarto agudo do miocárdio há um ano. Nega história de câncer de mama na família.

Considerando as diretrizes atuais para o uso da terapia hormonal (TH) para o alívio dos sintomas no período pós-menopausa e o caso acima descrito, é CORRETO afirmar que:

  • A. a TH deve ser usada na paciente acima para o alívio dos sintomas da me-nopausa e prevenção de novo infarto, desde que a paciente não apresente alterações do perfil lipídico e tenha história familiar negativa para doença coronariana
  • B. a TH deve ser usada para prevenção secundária da doença cardiovascular, exceto se houver passado de trombose venosa profunda e/ou tromboembo-lismo.
  • C. os fitoestrogênios constituem a melhor opção no caso acima, pois, além de produzirem alívio dos sintomas vasomotores, protegem contra a doença cardiovascular e tem ação anticancerígena comprovada.
  • D. a indicação primária da TH nesse caso é o alívio dos sintomas vasomotores, não sendo justificado o seu uso para prevenção primária e/ou secundária da doença cardiovascular.