Medicina Especialidade Ginecologia

Jovem de 23 anos procura atendimento ginecológico com queixa de acne, oleosidade da pele e aumento de pêlos na face, confirmados no exame físico. Refere também que os ciclos menstruais geralmente são irregulares com intervalos de até 90 dias. Nega doenças crônicas, uso de medicamentos e doenças familiares dignas de nota. Não tem vida sexual. Foi solicitada ultrassonografia pélvica que revelou ovário direito com 12 cm3 e ovário esquerdo com 15 cm3, porém, sem presença de micropolicistos, útero normal. Os níveis séricos dos androgênios testosterona, androstenediona, DHEA e SDHEA se encontravam dentro do limite da normalidade. O médico que a atendeu fez diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos (SOP). Nesse quadro,

  • A.

    o diagnóstico não preenche todos os critérios para SOP, pois os androgênios plasmáticos estavam dentro dos limites da normalidade e não foram vistos micropolicistos ovarianos.

  • B.

    o diagnóstico não preenche todos os critérios para SOP, pois não foram vistos micropolicistos ovarianos.

  • C.

    o diagnóstico não preenche todos os critérios para SOP, pois os androgênios plasmáticos estavam dentro dos limites da normalidade.

  • D.

    a pílula combinada é um tratamento reconhecido para a SOP, agindo por vários mecanismos, entre eles, a redução dos níveis de LH.

  • E.

    é comum se encontrar relação FSH:LH plasmáticos de cerca de 3:1 na fase folicular precoce.