Medicina Especialidade Homeopatia

Com base no conceito de gênio epidêmico abordado no texto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A escolha do(s) medicamento(s) em dada epidemia é feita pela observação de um paciente que apresente o quadro mais completo da doença; como pode acontecer no estudo de uma patogenesia, em que apenas um doente manifesta toda a riqueza da sintomatologia.

  • B.

    A escolha do(s) medicamento(s) em dada epidemia está relacionada a sintomas raros, estranhos e peculiares apresentados por, pelo menos, um doente.

  • C.

    Na escolha do tratamento adequado, em caso de epidemia, devem-se considerar o conjunto característico de seus sintomas e sinais ao longo de uma observação precisa de vários casos, que vão formar o quadro característico da epidemia, e essa visão de conjunto não pode ser percebida em um único doente isoladamente.

  • D.

    Nos casos de epidemia, na escolha do tratamento adequado, valorizam-se, principalmente, os sintomas patognomônicos da doença, que é o que caracteriza o gênio epidêmico da doença.

  • E.

    A escolha de medicamentos em casos de epidemia dá-se como nos casos agudos: o médico precisa investigar bem menos, uma vez que a maior parte dos sintomas lhe é dita de forma espontânea.