Medicina Especialidade Infectologia

As beta-lactamase constituem um grupo heterogêneo de enzimas produzidas por diferentes microorganismos, e apresentam atividade enzimática variável de acordo com o tipo de beta-lactamase produzida e os diversos substratos exis-tentes. Em relação a esse mecanismo de resistência, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A. As β-lactamases classificadas como AmpC determinam resistência aos antibióticos dos grupos das cefamicinas e oximino-β-lactâmicos, são geralmente induzíveis pelos próprios substratos e estão codificadas em genes cromossômicos.
  • B. O antibiograma bem padronizado é fundamental para a detecção confiável de enterobactérias produtoras de β-lactamases AmpC, particularmente em espécies como Enterobacter, Citrobacter e Serratia.
  • C. Os estafilococos são os principais patógenos gram-positivos produtores de β-lactamases, enzimas que são codificadas por genes plasmidiais e agem principalmente como penicilinases.
  • D. As principais espécies produtoras de β-lactamases ESBL são K. pneumoni-ae, K. oxytoca e E. coli, nos quais a realização do teste fenotípico padroni-zado preconiza a detecção de sensibilidade "in vitro" simultaneamente com cefotaxime e ceftazidime, sozinhos e em combinação com ácido clavulânico.