Medicina Especialidade Infectologia

Uma paciente de 24 anos queixa de disúria de dor lombar esquerda há 3 dias, associado a febre não aferida. Nega comorbidades. Ao exame físico de entrada encontra-se em regular estado geral, hidratada, febril (40ºC), PA = 90 x 60 mmHg, FC = 110 bpm e FR = 25 bpm. O sinal de Giordano é positivo à esquerda. Sobre o caso descrito, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Devido ao quadro de sepse, a antibioticoterapía parenteral e hidratação venosa devem ser iniciados imediatamente com a paciente internada, enquanto os exames laboratoriais estão em andamento.

  • B.

    A paciente deve ser encaminhada para avaliação ginecológica, pois o quadro é muito sugestivo de Doença Inflamatória Pélvica.

  • C.

    Para evitar o aparecimento de cepas bacterianas resistentes, a antibioticoterapia somente deve ser iniciada após o resultado da urocultura, sendo direcionada para o germe específico.

  • D.

    Trata-se de caso de infeccção do trato urinário, muito comum em mulheres. Não é necessário nenhum exame complementar e o tratamento deve ser iniciado com Norfloxacino via ambulatorial durante 3 a 5 dias.