Medicina Especialidade Infectologia

Texto para as questões de 41 a 43

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que acomete principalmente os pulmões, mas que também pode apresentar-se em outros locais do organismo. Em 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a tuberculose como emergência mundial, sendo esta a maior causa de morte por doença infecciosa em adultos.

Com base nas informações do texto acima, assinale a opção correta referente à tuberculose.

  • A.

    Baixas taxas de cura, cerca de 10%, associadas a altas taxas de abandono de tratamento, maior de 70%, constituem as justificativas para implantação do sistema de tratamento diretamente observado no Brasil.

  • B.

    Apesar da forma pulmonar de tuberculose não ser a mais frequente apresentação da doença, esta se constitui como uma forma relevante para a manutenção da cadeia de transmissão da doença.

  • C.

    Estimativas da OMS apontam que 70% da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e, portanto, sob risco de desenvolver a doença.

  • D.

    São considerados sintomáticos respiratórios, e potencialmente portadores de tuberculose, indivíduos com tosse por tempo igual ou superior a três semanas.

  • E.

    Mesmo que o tratamento seja realizado de maneira adequada, obedecendo aos princípios básicos da terapia medicamentosa, os índices de cura da tuberculose no Brasil e no mundo são muito baixos.