Medicina Especialidade Infectologia

Texto para as questões de 41 a 43

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que acomete principalmente os pulmões, mas que também pode apresentar-se em outros locais do organismo. Em 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a tuberculose como emergência mundial, sendo esta a maior causa de morte por doença infecciosa em adultos.

Ainda com base no assunto tratado texto, assinale a opção correta referente ao tratamento da tuberculose.

  • A.

    O uso de isoniazida está associado à trombocitopenia e nefrite intersticial e, quando diagnosticados estes efeitos adversos, está indicada a suspensão desta droga, sem possibilidade de reintrodução ao esquema de tratamento.

  • B.

    Manifestações de hepatotoxicidade decorrentes do uso dos medicamentos utilizados no tratamento da tuberculose são mais frequentes ao final do tratamento, geralmente após o quinto mês.

  • C.

    Exantema moderado a grave decorrente do tratamento para tuberculose é considerado reação adversa maior e, nestes casos, é indicada a suspensão imediata da medicação com tentativa de reintrodução do esquema terapêutico após a resolução do quadro.

  • D.

    Reações adversas decorrentes do tratamento de tuberculose são muito frequentes e devem ser avaliadas individualmente.

  • E.

    Crises convulsivas geralmente apresentam-se como efeito adverso ao uso de rifampicina, sendo indicado nestes casos a suspensão dessa droga e o reinício do tratamento, sem o uso desta.