Medicina Especialidade Intensiva

O Choque é uma síndrome caracterizada pela incapacidade do sistema circulatório em fornecer oxigênio aos tecidos, levando à disfunção orgânica. É fundamental o seu reconhecimento precoce para que haja a correção das disfunções, assim como é fundamental tratar a causa de base. Sobre essa patologia, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Os valores de excesso de base (base excess BE) correlacionamse com a presença e a gravidade do choque. Servem também para monitorização da reposição volêmica e seus valores se normalizam com a restauração do metabolismo aeróbico.

  • B.

    A sepse pode levar ao choque e ao desequilíbrio no sistema de coagulação, com microtromboses e coagulação intravascular disseminada (CIVD). Existe benefício nestes pacientes do uso de proteína C ativada.

  • C.

    O choque nunca pode ocorrer com Pressão Arterial (PA) normal. Os pacientes chocados apresentam hipotensão arterial importante.

  • D.

    Pacientes com taquicardia, baixo débito urinário e piora do BE devem ser considerados em estado de choque e ser manejados como tal.

  • E.

    O uso de glicocorticóides não mostrou benefício em relação à mortalidade, não devendo mais ser prescrito de rotina no choque séptico.