Medicina Especialidade Intensiva

Algumas drogas antirretrovirais podem estar associadas ao risco de toxicidade potencialmente fatal e exigem admissão do paciente na UTI. Quanto aos efeitos tóxicos da terapia antirretroviral, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os inibidores nucleosídeos da transcriptase reversa, especialmente a zalcitabina, a didanosina e a estavudina, podem provocar gastrite hemorrágica.

  • B.

    Os inibidores nucleosídeos da transcriptase reversa podem provocar acidose láctica, ao interromperem a replicação do DNA mitocondrial por meio da inibição seletiva da DNA polimerase-γ.

  • C.

    Os inibidores nucleosídeos da transcriptase reversa podem provocar acidose láctica, ao interromperem a replicação do DNA mitocondrial por meio da inibição seletiva da DNA polimerase-γ.

  • D. O uso de abacavir, um análogo nucleosídeo, está associado a reações de hipersensibilidade; a interrupção de seu uso leva à resolução do quadro. Uma nova exposição após trinta dias geralmente não é prejudicial, possivelmente pelo fenômeno de desensibilização.
  • E.

    Elevação de creatinofosfoquinase está associada ao uso de atazanavir ou indinavir, podendo ser assintomática e benigna.