Questão 463210 - Intensiva
Concurso: Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) 2011
Cargo: Médico - Área Medicina Intensivista
Banca: Fundação Universa (FUNIVERSA)
Nível: Superior
Medicina Especialidade Intensiva
Está claro que, diante da suspeita de reações transfusionais, a medida terapêutica inicial a ser adotada é a interrupção imediata da transfusão. A respeito desse assunto, assinale a alternativa a correta.
-
A.
Relatos frequentes associam a reação transfusional hemolítica tardia (RTHT) com morbidade grave e mortalidade; quando reconhecida, seu tratamento é complexo e baseia-se na transfusão de sangue total compatível.
-
B.
A reação transfusional não-hemolítica febril (RTNHF) consiste na redução de 1 ºC na temperatura corporal quando o paciente apresentar temperatura basal normal e, em geral, ocorre após doze horas da transfusão.
-
C.
A lesão pulmonar aguda relacionada a transfusões (LPART), do inglês (TRALI), cursa tipicamente com dispneia, hipotensão e febre que aparecem no período entre uma e quatro horas. A radiografia de tórax habitualmente é normal, tornando a distinção entre um quadro de SARA muito simples.
-
D.
A doença enxerto-versus-hospedeiro (DEVH) pode ser evitada, utilizando-se filtros de leucócitos nas transfusões de plaquetas.
-
E.
A reação hemolítica aguda à transfusão é rara, com incidência estimada em 1:77.000.