Medicina Especialidade Intensiva

Um paciente, com vinte e nove anos de idade, foi internado na UTI por insuficiência respiratória aguda em consequência de broncoespasmo. O quadro clínico mostrou-se complicado devido a desenvolvimento de pneumonia com evolução para choque séptico. O paciente foi submetido à sedação com dormonid, fentanil e bloqueador neuromuscular com vecurônio. Recebeu ceftriaxona e azitromicina como terapia antibiótica, metilpredinisolona como broncodilatador, além de fenoterol, heparina, ranitidina. Após quinze dias de internação e apesar do controle da infecção e do broncoespasmo, além da interrupção da administração de midazolan, fentanil, e vecurônio, não foi possível fazer o desmame da ventilação mecânica. Notou-se que o paciente apresentava tetraparesia flácida com preservação do nível de consciência. Assinale a opção que, relaciona os fatores que podem ter provocado a fraqueza muscular no paciente em tela.

  • A.

    vecurônio, metilprednisolona, sepse e hipopotassemia

  • B.

    fentanil, heparina, aminofilina e hiperfosfatemia

  • C.

    midazolan, heparina, ranitidina, azitromicina

  • D.

    vecurônio, metilprednisolona, sepse, hiperfosfatemia

  • E.

    vecurônio, metilprednisolona, aminofilina, hipomagnesemia