Medicina Especialidade Intensiva

Todas as modalidades de administração de oxigênio e(ou) ventilação durante o transporte inter-hospitalar de recém-nascidos apresentam limitações. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Pressão positiva contínua na via aérea (CPAP) é um método eficiente e pouco invasivo, podendo ser útil em RN que necessita de pressão de distensão contínua. O inconveniente é a possibilidade de deslocamento da peça nasal das narinas do paciente durante o transporte, devido à movimentação do veículo.

  • B.

    O halo (hood) oferece concentração alta e variável de oxigênio, com o cuidado de administrar um fluxo mínimo de 15 l/min e a concentração de oxigênio adequada para corrigir a hipoxemia.

  • C.

    O balão autoinflável é a opção preferencial quando é necessário o controle da ventilação. Deve ser usado com manômetro, para assegurar pressão inspiratória e expiratória adequadas. Esse método pode aumentar o risco de hipoventilação e barotrauma.

  • D.

    O ventilador mecânico deve ser evitado, devido à pequena duração da bateria do equipamento e ao risco de desconexão do circuito.

  • E.

    O oxigênio livre na incubadora permite concentração (FiO2) máxima de 80% a 90%, embora ocorra grande variação devido à abertura das portinholas para manipulação do RN.