Medicina Especialidade Mastologia

A compreensão da morfologia e da fisiologia, bem como das muitas inter-relações endócrinas de ambas é essencial para o estudo da fisiopatologia da mama e do controle das doenças benignas, pré-neoplásicas e neoplásicas.

Em relação à embriologia, analise as assertivas abaixo.

I. Durante a quinta semana do desenvolvimento fetal humano, a faixa de leite primitivo ectodérmico ou “faixa galáctica” se desenvolve da axila à virilha no tronco do embrião.

II. Uma regressão incompleta ou uma dispersão da faixa galáctica primitiva leva ao surgimento de um tecido mamário adicional, encontrado na grande maioria das mulheres.

III. Da 7ª à 8ª semana de gestação, ocorre um espessamento no primórdio mamário (estágio de protuberância), seguido pela invaginação da parede torácica para o mesênquima (estágio de disco) e pelo crescimento tridimensional (estágio globular).

IV. Durante o terceiro trimestre da gravidez, os hormônios sexuais da placenta entram na circulação fetal e induzem a canalização de tecido epitelial ramificado. Esse processo continua da 20ª até a 32ª semana de gravidez.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e IV, apenas.