Medicina Especialidade Mastologia

A reconstrução da mama vem evoluindo ano a ano. O uso crescente da radiação nas pacientes em que a cirurgia de conservação da mama fracassou ou em pacientes pós-mastectomizadas vem criando novos desafios para a reconstrução. Em relação à reconstrução da mama, analise as assertivas abaixo.

I. O método utilizado por meio da expansão do tecido seguido da remoção do expansor e da colocação de um implante permanente é um dos mais frequentes. A razão para a sua popularidade é que fornece uma reconstrução adequada para a maioria das mulheres, a despeito da cirurgia inicial ser complexa.

II. A técnica de reconstrução com retalho miocutâneo do músculo latissimus dorsi tem evoluído. Para a reconstrução imediata, um retalho de pele é destacado nas costas, correspondendo à pele tirada na hora da mastectomia.

III. A técnica de reconstrução com retalho miocutâneo com músculo retoabdominal transverso (TRAM) usa pele e tecido adiposo do abdome inferior para substituir a pele (mamilo - aréola - local da biopsia) e o tecido mamário removido pela mastectomia.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B. I e III, apenas.
  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, apenas.