Medicina Especialidade Mastologia

Em relação às doenças infecciosas da mama, é correto afirmar que

  • A.

    na mastite neonatal, ocorre uma redução contínua do botão da mama nas primeiras semanas de vida.

  • B.

    a infecção lactacional é normalmente causada pelo Staphilococcus aureus. As pacientes apresentam dor, eritema, inchaço, sensibilidade acentuada ou sinais sistemáticos de infecção e a doença é muito comum em países desenvolvidos.

  • C.

    a infecção periareolar é não-lactacional, ocorre centralmente na mama e é mais comumente observada em mulheres idosas, não fumantes. A patologia subjacente normalmente é a de mastite periductal. Pode ser apresentada como inflamação periareolar, com ou sem massa, abscesso periareolar ou fístula ductal mamária.

  • D.

    a fístula ductal mamária é uma comunicação entre a pele, normalmente na região periareolar, e o ducto maior da mama subareolar. É mais observada após a incisão e a drenagem de um abcesso nãolactacional de mama. As pacientes normalmente apresentam episódios precedentes de formação de abcessos recorrentes e secreção purulenta, ambas pelo mamilo e pela abertura da fístula.

  • E.

    o abcesso periférico não-lactacional de mama é mais comum que o abcesso periareolar. A Escherichia coli é o organismo normalmente responsável. A evidência sistêmica de mal-estar ou febre é frequente.