Medicina Especialidade Mastologia

O desenvolvimento benigno do tecido glandular da mama masculina pode causar desconforto físico, emocional e pode ainda ser confundido com outros problemas de mama, principalmente carcinoma. Sobre a patologia mamária no homem, é correto afirmar que

  • A.

    a maioria dos pacientes com ginecomastia é sintomática, com sua condição confirmada durante o exame físico.

  • B.

    os neurofibromas, os cistos dermoides, os lipomas, os hematomas e os linfoangiomas podem também aumentar o tamanho da mama, o que dificulta sobremaneira a distinção dessas anormalidades com a ginecomastia.

  • C.

    a pseudoginecomastia é o aumento da mama devido mais à deposição de gordura do que à proliferação glandular. Pacientes nessa condição são magros e apresentam dor ou sensibilidade mamária.

  • D.

    a ginecomastia é geralmente de localização excêntrica e unilateral (do que subareolar e bilateral), é dura ou firme, enquanto o carcinoma mamário no homem tende a ser de textura elástica a firme.

  • E.

    no início do crescimento da mama, com a interrupção do uso da droga causadora ou corrigindo-se a condição subjacente que alterou o equilíbrio entre o estrogênio e o androgênio, o resultado é a regressão da ginecomastia.