Medicina Especialidade Medicina do Trabalho

A Norma Regulamentadora número 7 (NR 7) obriga o PCMSO a incluir a realização de alguns tipos de exames médicos, denominados de acordo com situações específicas. Sobre a realização destes exames, qual das seguintes situações está de acordo com o PCMSO?

  • A.

    Um trabalhador que mude de posto de trabalho não precisa realizar exame de mudança de função se os riscos a que ele estiver exposto, no novo posto, forem os mesmos que os anteriores.

  • B.

    Um trabalhador que fique afastado, por mais de 15 dias, por motivo de acidente ou doença, precisa realizar exame no primeiro dia de volta ao trabalho.

  • C.

    Nas empresas de grau de risco 1 e 2 (segundo o Quadro I da NR 4), não há necessidade da realização de exame demissional, desde que o último exame periódico tenha ocorrido até um limite de 90 dias anteriores à data da homologação da demissão.

  • D.

    O trabalhador deve receber, em todo exame médico ocupacional, uma via do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), emitido pelo médico, em 3 vias, sendo que são arquivadas a 2a via, no prontuário, e a 3a, no setor de RH da empresa.

  • E.

    Para trabalhadores que não são expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional, nem sejam portadores de doenças crônicas, os exames periódicos serão sempre a cada 2 anos.