Medicina Especialidade Medicina do Trabalho

Caso 1. Analise o caso abaixo com atenção e responda às questões de 11 a 17

Obs1.: Todas as avaliações se referem a dose média para uma jornada de 8 horas diárias e 48 horas semanais, e não houve diferenças significativas na forma da exposição intrajornada. Obs2.: Limites de tolerância da NR-15: Ruído= 85dBA; Tolueno=290 mg/m3; Xileno=340 mg/m3; Chumbo= 0,1 mg/m3; Tricloroetileno= 420 mg/m3.

(Caso 1.) Quanto à toxicologia dos agentes identificados, podemos afirmar:

  • A.

    O tolueno tem toxicocinética rápida, por este motivo seu controle biológico deve ser realizado no início da jornada de trabalho.

  • B.

    O xileno tem toxicocinética rápida, por este motivo seu controle biológico deve ser realizado antes do final da primeira jornada de trabalho.

  • C.

    O chumbo tem toxicocinética rápida, por este motivo seu controle biológico deve ser realizado no final da jornada de trabalho.

  • D.

    O tolueno tem toxicocinética lenta, por este motivo seu controle biológico deve ser realizado no final da jornada de trabalho.

  • E.

    O chumbo tem toxicocinética lenta e por este motivo seu controle biológico pode ser realizado a qualquer hora do dia, desde que o trabalhador esteja em trabalho contínuo nas últimas 4 semanas.