Medicina Especialidade Medicina do Trabalho

Observa-se um aumento significativo do número de acidentes do trabalho totais ocorridos nos últimos 3 anos, ou seja, desde 2008, devido

  • A.

    ao aumento do número de notificações de acidentes não só do mercado formal, mas também dos acidentes ocorridos em trabalhadores do mercado informal, de cooperativas e estatutários.

  • B.

    ao aumento do número de notificações de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho pelas empresas decorrentes de vistorias realizadas nos ambientes de trabalho, tanto pelo Ministério do Trabalho, quanto pelas Vigilâncias Sanitárias Municipais.

  • C.

    ao aumento no número de trabalhadores contratados pelo mercado formal, principalmente pela construção civil, consequentemente, elevando o número de trabalhadores sob risco.

  • D.

    ao cruzamento das informações do Código Internacional de Doenças (CID 10) com o código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) através da relação entre a lesão ou agravo e a atividade desenvolvida pelo trabalhador, denominado Nexo Técnico Epidemiológico.

  • E.

    à explosão de casos de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho e também pelas doenças mentais relacionadas ao trabalho.