Medicina Especialidade Medicina do Trabalho

A Saúde do Trabalhador constitui uma área da Saúde Pública que, além de estudar e intervir nas relações de saúde e trabalho, tem o objetivo de promover e proteger o trabalhador por meio de diversas ações. Nessa concepção, trabalhadores são todos os homens e mulheres que exercem atividades

  • A.

    remuneradas para sustento próprio e que estejam inseridos apenas no mercado formal de trabalho.

  • B.

    para sustento próprio e/ou de seus dependentes, qualquer que seja sua forma de inserção no mercado de trabalho, nos setores formais e informais da economia, inclusive aqueles que realizam trabalhos temporários ou estejam definitivamente afastados do mercado de trabalho.

  • C.

    somente remuneradas, para sustento próprio e/ou de seus dependentes, e as voluntárias, exporadicamente, e que estejam em atividade exclusiva no mercado informal da economia.

  • D.

    no mercado formal ou informal da economia, excetuando-se os regidos por regimes estatutários, cooperativas ou militares.

  • E.

    para sustento próprio e/ou de seus dependentes no mercado formal ou informal de trabalho, excetuando-se aqueles afastados definitiva ou temporariamente do mercado de trabalho como adoecidos, aposentados ou desempregados.