Medicina Especialidade Medicina do Trabalho

Com a finalidade de elaborar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), um médico do trabalho fez visita técnica a um laboratório de anatomia humana de um hospital-escola, onde verificou a existência de dois riscos: o biológico e o químico (uso de formol). Também elaborou o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT). Com base nessa situação, assinale a alternativa correta, de acordo com a legislação vigente.

  • A.

    Os técnicos em necropsia fazem jus ao adicional de insalubridade de grau médio, tendo em vista o risco biológico existente, que é avaliado quantitativamente, considerando-se o número de colônias de bactérias observadas em placa de cultura exposta 24 horas no ambiente de trabalho.

  • B.

    Assim como os técnicos em necropsia, os técnicos de enfermagem que trabalham em contato permanente com pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas, bem como em contato com objetos de uso desses pacientes (não previamente esterilizados), fazem jus ao adicional de insalubridade de grau máximo.

  • C.

    Caso o limite de tolerância para formol não seja ultrapassado, os técnicos em necropsia fazem jus ao adicional de insalubridade de grau médio, tendo em vista o risco biológico constatado devido à atividade exercida.

  • D.

    Caso o limite de tolerância para formol seja ultrapassado, os trabalhadores técnicos em necropsia farão jus aos dois adicionais: o químico e o biológico, sendo, nesse caso, somados os valores.

  • E.

    Para efeitos de exame periódico de saúde, os trabalhadores do laboratório de anatomia humana deverão ser submetidos à dosagem de formol no sangue com a finalidade de se monitorar a exposição (marcador biológico).