Medicina Especialidade Medicina do Trabalho

Em relação à vacinação de trabalhadores saudáveis, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    As vacinas atenuadas, como a tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), varicela e febre tifoide oral, não devem ser aplicadas durante a gestação.

  • B.

    A vacina contra hepatite B poderá ser aplicada na gestante se houver uma alta exposição e risco para aquisição dessa doença.

  • C.

    A vacina contra gripe está indicada para mulheres grávidas, preferencialmente no segundo ou no terceiro trimestre de gestação, para evitar riscos de complicação se tiverem uma infecção por influenza nesse período.

  • D.

    Como contraindicações relativas, podem-se citar, para vacinas de bactérias atenuadas ou vírus atenuados: imunodepressão e gravidez; para qualquer vacina: alergia grave, de natureza anafilática, a um componente da vacina ou após uma dose anterior dela.

  • E.

    As vacinas aplicadas nos trabalhadores podem ser divididas em vacinas de uso geral — aquelas que são indicadas independentemente da ocupação ou da exposição a riscos específicos — e em vacinas de uso geral com indicação específica — aquelas que são recomendadas independentemente da ocupação ou exposição a riscos específicos, mas que são particularmente prescritas para certos grupos de pessoas.