Medicina Especialidade Medicina do Trabalho

Em relação a trabalhos em estabelecimentos de saúde, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Descontaminação é o processo de eliminação ou destruição de microrganismos na forma vegetativa, independentemente de serem patogênicos ou não, presentes nos artigos e nos objetos inanimados. A descontaminação pode ser de baixo, médio ou de alto nível. Pode ser feita com o uso de agentes físicos ou químicos.

  • B.

    Coleta interna consiste na remoção dos resíduos dos serviços de saúde do abrigo de resíduos até a unidade de tratamento ou disposição final, com utilização de técnicas que garantam a preservação das condições de acondicionamento e a integridade dos trabalhadores, da população e do meio ambiente, devendo estar de acordo com as orientações dos órgãos de limpeza urbana.

  • C.

    Exposição acidental a radiações ionizantes consiste na exposição deliberada por autoridade competente ocorrida durante o atendimento a situações de emergência, exclusivamente no interesse de salvar vidas, prevenir a escalada de acidentes que possam acarretar mortes e salvar uma instalação de vital importância para o país.

  • D.

    Dosimetria individual é a avaliação da dose de radiação absorvida por meio da contagem da frequência de aberrações cromossômicas em cultura de linfócitos do indivíduo irradiado.

  • E.

    Mutagenicidade é a capacidade que alguns agentes possuem de induzir mutações em organismos a eles expostos. Mutações são alterações geralmente permanentes na sequência de nucleotídeos do DNA, as quais podem causar uma ou mais alterações fenotípicas. As mutações podem ter caráter hereditário.