Medicina Especialidade Medicina do Trabalho

Com relação aos riscos de natureza biológica, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A classificação da categoria de Schlling para um trabalhador de laboratório que contraiu tuberculose é distinta daquela do trabalhador que contraiu a mesma doença após ter desenvolvido silicose (associação silicose e tuberculose).

  • B.

    Apesar de as máscaras cirúrgicas simples serem eficazes para proteção tanto do paciente quanto do trabalhador da saúde, o ideal seria que este usasse máscaras especiais ou respiradores específicos.

  • C.

    Alguns autores defendem a tese de que um caso de tuberculose em trabalhador da saúde deve ser considerado como relacionado ao trabalho, sempre que não for possível determinar a fonte de infecção na comunidade; entretanto, não se deve emitir a comunicação de acidente do trabalho, pois se trata apenas de uma tese.

  • D.

    O bacilo da tuberculose é sensível à radiação ultravioleta, sendo possível esterilizar o ambiente com seu uso. A instalação de dispositivos de radiação no teto de salas de fibrobroncoscopia e de indução de escarro pode diminuir sua transmissão; entretanto, o risco de lesões cutâneas ou oculares devido à exposição à radiação ultravioleta é elevado.

  • E.

    Recomenda-se a aplicação da vacina BCG em todos os trabalhadores não reatores ao PPD com risco de exposição. É, também, indicada a realização do teste PPD periódico (a cada seis ou doze meses); mas, em caso de viragem, o uso exclusivo de isoniazida é contraindicado, pois os bacilos de tuberculose contraídos em ambientes hospitalares costumam ser mais agressivos e exigem o uso de dois quimioterápicos associados.