Medicina Especialidade Medicina do Trabalho

No último exame de sangue de um trabalhador assintomático constatou-se uma dosagem de chumbo igual a 49 ug/dL. Considerando esse caso, assinale a alternativa que apresenta a(s) conduta(s) CORRETA(S), de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde sobre a atenção à saúde dos trabalhadores expostos ao chumbo metálico.

  • A.

    Acompanhar história clínico-ocupacional. Realizar exame clínico minucioso. Os valores encontrados são considerados aceitáveis para indivíduos com exposição de longa duração, embora se devam considerar efeitos decorrentes da maior susceptibilidade individual. Pb(s), ALA(U), semestrais caso persista a exposição.

  • B.

    Acompanhar história clínico-ocupacional. Realizar exame clínico minucioso. Repetir Pb(S), ALA(U) a cada 6 meses. Recomendar afastamento do trabalho com emissão de CAT.

  • C.

    Encaminhar paciente para Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) com afastamento do trabalho e emissão de CAT.

  • D.

    Avaliação médica simplificada, pois o valor de Pb(s) corresponde ao encontrado em trabalhador não expostos. Repetir Pb(s), ALA(U), semestrais caso persista a exposição.

  • E.

    Acompanhar história clínico-ocupacional. Realizar exame clínico minucioso. Repetir Pb(S), ALA(U) a cada dois meses até obter dois testes consecutivos de Pb(S) abaixo de 40μg/dL. Recomendar afastamento da exposição ao chumbo.