Medicina Especialidade Medicina do Trabalho

Para responder às questões de números 61 a 65 considere as informações a seguir.

Conforme os elementos disponíveis, com a literatura médica e com a ética médica,

  • a.

    o livro Patologia do Trabalho, do Prof. René Mendes, publicado em 1995, no Capítulo 7, escrito por Ada Ávila Assunção, versa que a anamnese ocupacional, o estudo epidemiológico e a visita ao local de trabalho compõem os procedimentos de investigação das DORT (Assunção, 1992).

  • b.

    o nexo de causalidade entre as patologias relatadas e o trabalho da Pericianda na sua ex-empresa pode ser estabelecido sem vistoria de local de trabalho porque a empresa está desativada e os elementos acima constantes são suficientes para tal.

  • c.

    a Resolução 1488/98 do CFM versa que: para o estabelecimento do nexo causal entre os transtornos de saúde e as atividades do trabalhador deve o médico considerar somente a história clínica e ocupacional, decisiva em qualquer diagnóstico e/ou investigação de nexo causal.

  • d.

    a Resolução 1488/98 do CFM não se aplica ao caso em questão, pois trata de problemas de perdas auditivas induzidas por ruído (PAIR).

  • e.

    a incapacidade laborativa é flagrante, apesar de não terem sido verificadas as atividades da função da Pericianda de forma técnica e científica, no seu local de trabalho, para se poder compará-las com suas limitações físicas.