Medicina Especialidade Medicina do Trabalho

Com relação às inovações tecnológicas nos processos produtivos e aos riscos ocupacionais, assinale a opção correta.

  • A.

    Os avanços da biologia molecular podem aperfeiçoar os processos de seleção de trabalhadores, por meio da identificação de indivíduos suscetíveis a diferentes doenças, sendo um grande avanço na área de segurança ocupacional e uma estratégia com amparo ético significativo.

  • B.

    O surgimento de doenças relacionadas ao trabalho, como o estresse e a fadiga física e mental está mais relacionado ao avanço das tecnologias de diagnóstico, que possibilitam a identificação de doenças anteriormente desconhecidas, do que às novas formas de organização do trabalho.

  • C.

    A adoção de novas tecnologias e métodos gerenciais pode diminuir a prevalência de lesões por esforços repetitivos (LER) ou de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).

  • D.

    A difusão de inovações tecnológicas na área da química fina, na indústria nuclear e nas empresas de biotecnologia que operam, por exemplo, com organismos geneticamente modificados, gera riscos ao ambiente ocupacional, os quais no entanto, são neutralizados no âmbito da saúde ocupacional, dados os avançados equipamentos de proteção dos trabalhadores.

  • E.

    A despeito de as inovações tecnológicas terem reduzido a exposição a alguns riscos ocupacionais em determinados ramos de atividade, contribuindo para a instauração a ambientes de trabalho menos insalubre e perigoso, elas geram outros riscos.