Medicina Especialidade Medicina do Trabalho

Em relação à tuberculose pulmonar relacionada ao trabalho, assinale a opção correta.

  • A.

    A bactéria causadora da tuberculose é sensível à radiação ultravioleta, cuja utilização é indicada para tetos de salas de fibrobroncoscopia e de indução de escarro, haja vista a possibilidade de diminuir a transmissão do bacilo.

  • B.

    Nos trabalhadores expostos à poeira, principalmente a asbesto, deve-se proceder à pesquisa de bacilo álcool-ácido-resistente em escarro somente se o resultado do teste cutâneo PPD for positivo.

  • C.

    Recomenda-se a aplicação da vacina BCG em todos os trabalhadores não reatores ao PPD e com risco de exposição, pois o resultado do teste de PPD positivo, mesmo isoladamente, indica infecção e tuberculose.

  • D.

    A tuberculose pulmonar, doença que ocorre com maior frequência em trabalhadores expostos à sílica, apresenta maior resistência ao tratamento com antimicrobianos.

  • E.

    O teste PPD deve ser realizado periodicamente para detectar os trabalhadores suscetíveis à doença pela exposição no ambiente de trabalho. Em caso de viragem desse teste em trabalhadores expostos, estes não devem receber isoniazida imediatamente, mas a repetição do teste após seis meses.