Medicina Especialidade Medicina do Trabalho

Ainda no que se refere ao abuso e à dependência do crack e da cocaína, assinale a opção correta.

  • A.

    Os pacientes com transtorno de personalidade esquizoide consomem crack de modo mais intenso e têm menor probabilidade de buscarem tratamento que os pacientes sem esse transtorno.

  • B.

    Os sintomas de abstinência de cocaína são pouco intensos e diminuem acentuadamente no tratamento ambulatorial, contudo esses sintomas são intensos e duradouros em ambientes de internação.

  • C.

    O mecanismo de ação do topiramato aumenta o tônus do sistema de neurotransmissão GABA e inibe os receptores AMPA/cainato do sistema glutamato. Esse aumento da atividade inibitória e bloqueio da atividade excitatória provoca redução da liberação de dopamina no nucleus accumbens.

  • D.

    O dissulfiram atua no sistema dopaminérgico, aumentando a conversão de noradrenalina em dopamina por meio do estímulo das enzimas dopamina-beta-hidroxilase e monoamina oxidase, além de estimular a aldeído desidrogenase.

  • E.

    O tratamento com modafinil ocasiona a redução do consumo de crack pelo usuário, entretanto, esse tratamento é pouco utilizado devido a seus efeitos colaterais frequentes e graves, como alterações do raciocínio, dificuldade de memorização e distúrbios de linguagem e concentração.